Como o Inbound Marketing pode ajudar no crescimento do seu negócio?

Como o Inbound Marketing pode ajudar no crescimento do seu negócio?

Um conceito muito utilizado atualmente por profissionais do marketing, principalmente do marketing digital, é o de  Inbound Marketing  que se popularizou em 2009, após o lançamento do livro ” Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs“, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Mas o que é Inbound Marketing?

Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de marketing que, ao invés de a empresa ir atrás do cliente, o cliente que irá chegar à empresa

O intuito é gerar conteúdos relevantes para o público de um determinado negócio, e esses conteúdo devem ser estruturado de forma que eduque e inspire seu consumidor.

Sabemos bem que hoje as pessoas pesquisam bastante antes de adquirir um produto ou investir em um serviço e para isso precisamos conhecer bem nossos cliente e seus hábitos na web. Para isso, entenda um pouco mais sobre essa transformação digital pela qual estamos passando. Leia mais

Quais são as etapas pelas quais o projeto de Inbound Marketing deve passar?

Como vimos acima, temos de gerar conteúdos de valor para nossa persona de forma que ela inicie cada etapa dentro da jornada do consumidor.

Essas etapas são:

  • Aprendizado e Descoberta
  • Reconhecimento do Problema
  • Consideração da Solução
  • Decisão de Compra 

Com certeza as etapas de retenção e fidelização fazem parte, mas a princípio falaremos dessas quatro

Para saber mais sobre jornada do consumidor clique aqui!

Gerando conteúdo para cada etapa da jornada do consumidor

Muitas pessoas não sabem como trabalhar o conteúdo para cada uma dessas etapas, ou tem alguma dificuldade em relação a esse tema. Mas para acabar com essas dúvidas de uma vez por todas, vamos mostrar como funciona.

Aprendizado e Descoberta

Na fase de aprendizado e descoberta você deve gerar conteúdo mais amplos mas que sejam significativo para as pessoas que os pesquisam.

Exemplo de conteúdo:

” Como o Inbound Maketing pode ajudar no crescimento do seu negócio?”

É isso ai, o conteúdo que você está lendo faz parte da etapa de aprendizado e descoberta.

Reconhecimento do Problema

Seguindo o exemplo acima, nós poderia colocar um link  para um post falando sobre os 5 passos para um bom projeto de Inbound Marketing. Percebeu que nos aprofundamos mais um pouco? Agora estamos falando sobre como resolver um problema apresentando soluções.

Consideração da Solução

Nesta etapa nós poderíamos pensar em dar base concreta ao que estamos falando com um tema como Empresas bem sucedidas que utilizam a técnica de marketing de atração. É sempre bom apresentar dados concretos e casos de sucessos.

Decisão de Compra

Aqui nós poderíamos apresentar nossas soluções, preços, benefícios, urgência e outras coisas mais que despertem a atenção do consumidor para comprar o serviço. Poderíamos também abordar temas como 10 benefícios em investir numa parceria com a gente ou Depoimentos de antes e depois e assim por diante.

Chegamos à última etapa e ainda assim não terminamos! Queremos que nosso cliente volte a comprar, indique-nos e interaja com a marca, assim você também deve se preocupar em desenvolver as estratégias de retenção e fidelização. Clique aqui para ler Como reter e fidelizar seus clientes?

Conclusão

Tudo o que dissemos é de extrema importância para se manter uma presença forte na web e conseguir clientes, mas surge ai uma pergunta ” Quem são meus clientes?” ” Como gerar conteúdo para eles?”. Para solucionar essa dúvidas, sugiro que leia nosso post sobre Personas e aprenda a identificar seu cliente ideal.

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