Jornada do Consumidor: Aprenda como as pessoas podem chegar até você

Jornada do Consumidor: Aprenda como as pessoas podem chegar até você

Saber trabalhar em cada etapa da jornada do consumidor faz toda a diferença na hora de produzir seus conteúdos, sendo esse marketing de conteúdo um pilar fundamental para esta prática.

O que é a jornada do consumidor?

É o processo pelo qual o consumidor passa, desde a descoberta de sua marca, até a decisão de compra.

É bem simples pensarmos nisso. Pense bem, quando você necessita resolver um problema, encontrar produtos ou serviços que lhe faltam, por onde você começa a pesquisar? Muito provavelmente disse que começa suas pesquisas no Google, né?

Então, o grande lance aqui é que seu negócio seja encontrado nessa etapa de pesquisas e que o material que forneça seja importante para quem o pesquisa.

São 4 etapas iniciais nessa jornada

Aprendizado e Descoberta

Invista em conteúdos amplos e abrangentes. Faça postagem desses conteúdos em seu blog e distribua em suas redes sociais. Lembre-se de não colocar o conteúdo completo nas redes sociais, apenas um resumo direcionando para seu blog.

Reconhecimento do Problema

Aqui você pode aprofundar mais o conteúdo, ou seja, enquanto você fala, por exemplo, da importância da análise de dados no marketing digital em aprendizado e descoberta, no reconhecimento do problema você pode escrever sobre as 3 ferramentas que podem ajudá-lo à começar sua análise. Você já não é tão amplo como no primeiro caso.

Consideração da Solução

Continuaremos na mesma ideia de ir afunilando o conteúdo. Aqui você deve observar a questão da solução do problema. Na primeira etapa você apresentou um problema, na segunda mostrou por qual caminho começa-se a resolver, nesta etapa você irá mais a fundo e poderá ensinar quais métricas devem ser sempre observadas ou como cruzar dados para obter insights, e assim por diante.

Decisão de Compra

Esta será a hora que sua estratégia de inbound marketing será colocada à prova!

O objetivo de tudo isso que falamos até agora é fazer com que o cliente opte por você na hora de comprar. Você demonstrou que tem autoridade, que seus conteúdos são bons e faz voltar ao seu blog para ler mais matérias, logo, a hora em que ele estiver pronto ele lembrará de você e de seus produtos ou serviços.

Se você vende um curso de análise de dados, que tal fazer um vídeo mostrando os benefícios do curso, conteúdo programático e descontos para seu prospect?

Retenção

Essa é uma parte “extra” na jornada do consumidor! Você deve estar sempre preocupado com seu cliente e suas experiências com seu produto.

Você pode trabalhar nesta parte, uma pesquisa de qualidade para saber o que o cliente está achando do produto. Trabalhar o E-mail Marketing é um boa pedida!

Fidelização

Agora você pode fazer um trabalho para vender produtos complementares ao adquirido, assim como pedir para que ele (o cliente) indique alguém. É possível a partir daí saber o quão engajados seu clientes estão em sua marca e se necessário fazer alterações pertinentes para que esse engajamento aumente. Utilize as mídias sociais e e-mail marketing para isso.

Mantenha esse ciclo e aumente suas vendas!!

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